sexta-feira, 28 de junho de 2013



Se você é um interessado nos cuidados com o seu corpo, malha e procura alimentar-se de uma maneira saudável, provavelmente já ouviu falar em Catabolismo e Anabolismo, correto?

Mas o que exatamente é isto? Em que estes processos influenciam na freqüência do seu treino ou no resultado final?

Calma, calma ... Nós vamos esclarecer todas as suas dúvida e explicar exatamente como funcionam estes processos. Assim da próxima vez que este papo rolar na academia você não estará por fora e nem precisará fazer cara de paisagem...

Vamos lá então primeiro de tudo você precisa entender o que é metabolismo, já falamos sobre ele por aqui, e também vai entender como estes conceitos deveriam afetar sua rotina de forma mais efetiva.

O funcionamento de seu corpo depende de uma série de reações bioquímicas que ocorrem a nível celular, ou seja, dentro da menor parte viva do seu corpo, as células. O conjunto destas reações é conhecido como reações metabólicas que estão divididas em dois estágios o catabolismo e o anabolismo (olha eles aqui novamente!).

O catabolismo em sua essência é a quebra de moléculas complexas em moléculas mais simples. O exemplo clássico deste processo é a digestão. Na ingestão de alimentos o papel da digestão é quebrar as moléculas complexas que estão na comida e transforma - las em elementos mais simples que são os nutrientes que seu corpo precisa para funcionar adequadamente. Ok, ok ... Você vai me perguntar, e eu com isto? Em que esta informação afeta meu treino? E eu respondo, em tudo! O mesmo processo catabólico da digestão ocorre em outras áreas de seu corpo o tempo todo. Principalmente em seus músculos. Sacou? Ainda não, né? Vamos mais à fundo ...

O processo de catabolismo acontece toda vez que você treina por exemplo. Todo o esforço que você coloca em suas séries são parte deste processo. Ao cansar o corpo você coloca seus músculos em um processo “automático” de regeneração. Ele precisa compensar o esforço que você colocou nas repetições e a forma mais rápida que ele encontra é queimar a massa magra (músculos) buscando energia para manter-se em atividade. Sendo assim o exercício (quando praticado de forma isolada, ou seja sem acompanhamento de alimentação, possível suplementação e uma boa noite de sono) é quem dificulta  o seu ganho de massa muscular. 

Então o exercício atrapalha o ganho de massa muscular?

Não. Pelo menos não exatamente. O catabolismo é quem gera o crescimento muscular, quando está aliado as posturas que você exercita fora da academia.

Tudo isto pode ser explicado com o que chamamos de metabolismo construtivo ou anabolismo que “é o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos. Para que uma reação anabólica ocorra, é indispensável à presença de substratos necessários e, principalmente, energia”.

Como você pode perceber a energia está na base do processo do ganho de massa muscular.

Se o catabolismo é a transformação de moléculas mais complicadas em moléculas mais simples o anabolismo é exatamente o contrário ele transforma moléculas simples em moléculas complicadas. “Em termos práticos, o anabolismo ocorre quando você ingere nutrientes adequados após seu treino. Ao final da atividade física, seu corpo precisa repor o que foi gasto durante o treinamento, sobretudo os Carboidratos, que serão convertidos em glicose, e as proteínas, que fornecerão os aminoácidos necessários à hipertrofia muscular.”

O anabolismo e o catabolismo acontecem constantemente em nosso corpo, estão acontecendo agora enquanto você lê este texto! A chave para o ganho de massa muscular é fazer com que o anabolismo seja sempre maior que o catabolismo, para isto os especialistas dão o nome de Balanço Metabólico:

Anabolismo maior que o Catabolismo é igual a um Balanço Metabólico Positivo (onde há o ganho de massa muscular).
Anabolismo menor que o Catabolismo é igual a um Balanço Metabólico Negativo (onde há a perda de massa muscular).
Anabolismo igual ao Catabolismo resulta em um Balanço Metabólico Neutro (onde não há nem o ganho e nem a perda de massa muscular).



Já pensou que esta relação pode ser o motivo pelo qual os seus resultados na academia andam estagnados?

Para manter o ganho de massa muscular é necessário estar atento há alguns fatores. Primeiro de tudo quanto tempo você passa na academia? É daqueles que fica lá por horas? Está então na hora de rever seus conceitos. É melhor que seu treino não ultrapasse 90 minutos (o tempo ideal é de 60 minutos). Como já falamos no começo o treino em si é catabólico e permanecer muito tempo levantando pesos ou em uma atividade aeróbica só vai fazer com que o seu corpo seja forçado a usar seus músculos como combustível para que você continue na atividade física. Opte por treinos mais curtos e mais intensos.

Outra coisa é a alimentação. Não há como fugir disto. É necessário manter seu corpo alimentado constantemente. A regra é clássica e nunca fica velha, alimente-se em pequenas porções a cada três horas! Seu corpo precisa manter-se nutrido constantemente para que não fique “tentado” a usar seus músculos como fonte de energia durante o dia, não treine com fome ou mais de duas horas depois de sua última refeição e outra coisa que atrapalha o anabolismo é manter-se sem comer após o treino ... 

E tem mais, já ia me esquecendo, não pule o café da manhã! Esta talvez seja a sua refeição mais importante! Depois de uma boa noite de sono (já vamos falar sobre isto também) seu corpo passa um período muito longo sem receber nutrientes e provavelmente já está em processo catabólico na hora que você acorda, então alimente-se logo pela manhã.



Proteínas, proteínas, proteínas e carboidratos! Sim você precisa muito deles. Quem está na academia há algum tempo sabe que as proteínas são a base para um corpo sarado, por isso temos tantos suplementos há base delas, vindas do leite, dos ovos, da soja e por ai vai..., mas você não pode esquecer-se dos carboidratos, eles são a principal fonte de energia do corpo e se não estiverem em quantidade suficiente em sua dieta já sabe onde é que seu corpo vai procurar a energia, né?

Uma boa noite de sono. Sim, dormir talvez seja o componente máximo do ganho muscular. O corpo perfeito constrói – se mais na cama do que na academia, o processo de regeneração muscular é que faz com que você cresça. Então discipline seu corpo há dormir pelo menos 8 horas por dia.



Depois disto tudo você percebeu o que tão importante quanto o que você faz na academia é o que você faz fora dela. Adapte – se a novos conceitos e veja os resultados!
Facebook
0 Blog

0 comentários:

Postar um comentário