quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014



Antes de mais nada, dá uma olhadinha na imagem que está logo abaixo deste parágrafo! (...) Olhou?! Agora com sinceridade, fica tranqüilo ninguém está olhando, qual foto mais se parece com você?! Dá pra identificar direitinho sem ter de fazer qualquer tipo de cálculo, qual é o seu percentual de gordura corporal?

Clique para aumentar

Quem nunca fez uma avaliação física certamente não conhece o termo “percentual de gordura”, bom vou explicar de forma simples. Sei que agora você está ai sentado na frente do computador ou com o “note” no colo, bom então primeiro de tudo contraia o seu abdômen ... isto, com toda força. Agora bem embaixo do umbigo dê uma boa apertada na barriga. 

Pegou?! Isto (ou tudo isto) que está entre seus dedos é gordura, sobra, tecido adiposo e ... bom, ficou claro, não?! Seu corpo precisa de uma quantidade mínima de gordura para funcionar, para os homens a faixa está entre 2% e 4% de seu peso e para mulheres é está entre 10% e 12%, teoricamente o restante é sobra, correto?! Não exatamente a gordura no seu corpo funciona como um reservatório de energia acumulada no seu corpo para uma hora de necessidade. 

Então percentual de gordura é a quantidade de gordura presente no seu corpo em relação ao seu peso total. Vou me utilizar como exemplo.

Lá em Agosto de 2013, quando comecei treinar e tentar viver uma vida mais regrada eu estava pesando 82 quilos, com um percentual de gordura de aproximadamente 28.83%, ou seja, 23.64 quilos de gordura e 58.36 quilos de massa muscular.

De lá para cá passaram – se 6 meses mesmo sem uma dieta específica as medidas mudaram bastante. Hoje estou pesando 71 quilos destes 20.94% são de gordura corporal (14.87 quilos) e 56.13 quilos de massa muscular ou massa magra.

Dá pra perceber que para conquistar o corpo de Boy Magia, vou ter que ralar muito. Além de ter aumentado a intensidade dos meus treinos, estou incorporando (bem lentamente tenho de confessar) uma nova dieta. O objetivo é chegar nos 10% de gordura corporal nos próximos 3 até 4 meses. Sem ligar muito para balança e sim para os resultados no corpo.

Quer calcular seu percentual de gordura? O melhor mesmo é fazer uma avaliação física na sua academia ou procurar um personal ... hahahahaha, pegadinha pessoal, aqui é sem gastar dinheiro!

Tem duas boas opções esta primeira e mais detalhada, mas está em inglês, clicando aqui. Ou então esta em português, clicando aqui. Você só vai precisar mesmo de uma fita métrica. Não é tão preciso quanto um adipômetro, mas já dá para ter uma idéia de como as coisas estão caminhando! 

Na próxima vou postar sobre a matemática das dietas. Nunca imaginei que para emagrecer eu precisava de tanta aritmética! Ufa!


Próximo
Postagem Recente
Postagem mais antiga
Facebook
0 Blog

0 comentários:

Postar um comentário